FLORIAN ESSENFELDER

1898
Patriarca da família Essenfelder, Florian Essenfelder nasceu em 1855 e ainda jovem se mudou para Berlin, onde trabalhou e aprendeu o ofício da fabricação de pianos na fábrica de pianos C. Bechstein.


​Em 1889 embarcou com sua esposa Maria e seus dois filhos mais velhos, Carlota e Floriano Helmuth, com destino a Buenos Aires, buscando realizar o sonho de desenvolver seus projetos e construir pianos com seu nome e sua marca.

1898
Menos de 10 anos depois, e apesar da modesta fábrica onde produzia seus pianos, Florian já conquistava prêmios relacionados a qualidade técnica dos seus projetos.
Infelizmente em 1899 Florian fica viúvo e decide mudar-se para o Brasil.

1920

Acompanhado por seus filhos inicia uma nova trajetória no sul do país, escolhendo Curitiba como sede de sua indústria por volta de 1910. Nos anos subsequentes, trabalhariam na fabricação de pianos Florian e seus dois filhos, Floriano e Frederico, geração que seria a responsável por dar continuidade aos sonhos do primeiro fundador. Os dois filhos, possuindo competências diferentes, transformariam a pequena fabricação de pianos em uma linha de produção que atenderia o país e o exterior. A trajetória da indústria paranaense F. Essenfelder Ltda iniciou em 15 de março de 1920 com a formação da sociedade entre Bertholdo Hauer, Florian Essenfelder, Floriano Helmuth Essenfelder e Frederico Essenfelder.

FABRICA ANTIGA ESSENFELDER 01
Familia Essenfelder - 1922

1922

Familia Essenfelder. Da esquerda para a direita, vemos Carlos Essenfelder Traub, com os filhos Serafina e Ernesto, ao lado de Adolfo Bruchez Traub; Alayde Traub Essenfelder, com as filhas Daysi e Nelly e Floriano Helmuth Essenfelder atrás; Florian Essenfelder ao centro, tendo atrás Ernesto Essenfelder e Carlos Essenfelder; Margarida Essenfelder com Adolfo Essenfelder á sua direita; Alvina Asmée Essenfelder com suas filhas Edith e Cecília e Fredederico Essenfelder atrás.

1923

Floriano Helmuth Essenfelder, nasceu em Berlin em 1886, foi sócio e diretor da F. Essenfelder Ltda de 1923 até o seu falecimento, dentro das dependências da fábrica, em 1964.  Destemido empreendedor, construtor e detalhista, Floriano trabalhou visando o crescimento da fábrica  e exercendo total controle de qualidade sobre sua produção. Herdou a paixão pela fabricação dos pianos Essenfelder de seu pai, Florian, e foi o responsável por transmitir o conhecimento para as próximas gerações.  

1960

Em sua longa trajetória, a Essenfelder passou por adaptações, e sua direção foi se alterando de acordo com as gerações da família, entretanto, as premissas do desenvolvimento de pianos de qualidade, o estreito relacionamento com artistas e o apoio a cultura foram sempre os alicerces da antiga fábrica

1970/1980

Em mais de 100 anos de história, os pianos Essenfelder colecionam premiações  (de 1898 com o Grand Prix de Buenos Aires a 1990 com o prêmio Qualidade Brasil) e são conhecidos até hoje como os melhores pianos do Brasil. Seus Diretores depois de Floriano Helmuth Essenfelder foram:

Helio Julio Essenfelder

1964 - 1965

Elias Geffer Abrahão

1965 - 1973

Acyr Clóvis Essenfelder

1973 - 1974

Esther Essenfelder Cunha Mello

1974 - 1997

1997

O fechamento da fábrica de pianos F. Essenfelder Ltda, em 1997, deixou órfãos e muita nostalgia entre ex-funcionários, artistas, apreciadores, familiares e curitibanos. O cruzamento entre as ruas Mauá e Campos Sales, na cidade de Curitiba, nunca mais será o mesmo.

2015

Em 2015, quase 20 anos após o fechamento da antiga F. Essenfelder,  o sonho de homenagear esta marca histórica se realiza. A A. Essenfelder Instrumentos Musicais inicia sua trajetória no mercado brasileiro  com o objetivo de desenvolver e disponibilizar instrumentos com ótimo custo benefício, tanto para iniciantes quanto para músicos experientes. O piano acústico é a grande inspiração da nova Essenfelder, que busca aliar qualidade e tecnologia para a fabricação e venda dos novos pianos. 

2017

Nesta ano, a empresa fecha parceria com fábricas na China para a produção dos pianos acústicos e digitais. Embora a construção dos pianos aconteça fora do país, eles são construídos seguindo especificações da Essenfelder.

2018

Aliando a experiência da construção de pianos e a preocupação com o ensino do piano, nasceu a Essenfelder Educacional em 2018.